Um dos grandes impeditivos de todos conseguir usar WEB3 no seu dia a dia está no fato de como as estruturas foram pensadas para termos acesso a elas. No caso das wallets, por exemplo, há sempre um ponto de risco que é a senha, ou chave privada que, se perdida, nunca mais se consegue acesso àquela carteira.
Isso torna o sistema seguro por um lado, pois esse par chave pública/privada é único e praticamente impossível de ser replicado com a capacidade computacional atual, mas coloca no usuário uma responsabilidade que ninguém quer. Ter que montar lógicas de recuperação e transmissão dessas chaves privadas em casa de morte, por exemplo, é uma das preocupações de todos envolvidos em cripto tem que ter.
O mercado vem se ajustando e melhorando nesse sentido. O caso das multisig é um caso interessante. Você pode criar uma multisig com a regra de que é necessário 2 de 4 assinaturas possíveis para efetivar uma transação. Daí você fica no controle de 2 assinaturas e tem dois amigos/parentes cada um com uma carteira. O melhor é que preferencialmente eles não se conheçam e não saibam disso a não ser no caso de precisarem saber. MPC é outra forma, que utiliza a separação da senha em diversos pedaços. Mas convenhamos, ainda que seja uma solução, é um trabalhão para pensar nessa lógica e implementá-la. E quando comparamos com o mundo tradicional, onde não temos nada disso, nem se fala então. Nesse último tudo já está definido pelas regras de sucessão e custodiantes.
Se estamos falando de regras pré-definidas e facilmente utilizáveis, replicáveis, programáveis, porque não fazer com que cripto e suas estruturas repliquem isso? Seria não só fantástico para quem já está nesse ambiente, mas iria além: abriria espaço para que milhões (bilhões?) de pessoas pudesse aproveitar de todo esse ambiente de cripto/web3 mantendo toda a questão de segurança, facilidade e conjunto de regras que estamos já acostumados.
Bem, aí que entra o Account Abstraction.
Account Abstraction permite juntar a funcionalidade das duas contas nativas da rede Ethereum, a conta de usuário (o par de chave pública/privada que todos que interagimos com essa blockchain usamos) e a conta de contrato (que define os smart contract e como funciona determinado protocolo ou token). Isso foi possibilitado após a implementação da EIP-4337 (ethereum improvement proposal-4337) que criou o padrão ERC-4337, em março de 2023.
Em outras palavras, com a criação do ERC-4337, agora é possível trazer smart contracts para as wallets de usuários. Modelos de negócio, como autorizar uma transação de uma carteira já existente via duas assinaturas, ou via o reconhecimento facial do seu celular, ou mais, fees de transações de uma carteira serem pagos por outra carteira e mudança de proprietário da carteira caso uma carteira fique um determinado tempo inerte (o que ajudaria no caso de sucessão que discuti acima), são agora possíveis de serem implementados de maneira nativa da rede ethereum.
Com o desenvolvimento dessa solução, muito em breve não precisaremos mais ficar preocupados com “seed phrase", chave privada, etc. Será possível montar arquiteturas de acesso a nossas carteiras de uma forma muito mais fácil e eficiente do que as que temos hoje. E vou além, melhores também do que as que temos hoje no mercado tradicional. Por ser uma coisa que está começando e sem legado algum, essa tecnologia parte sem preconceito e sem limitantes e tem tudo o que já foi desenvolvido e discutido pelo mercado tradicional como pano de fundo para seu desenvolvimento.
Ter uma carteira que precise de um reconhecimento facial, um sms, um autenticador 2FA e/ou um código enviado para seu email para que a transação seja autorizada são modelos que já estão aí disponíveis. Funcionam no mercado tradicional e não devem demorar a vir para DEFI. O que espero ver nos próximos meses são modelos mais disruptivos, que tomam por conta não somente dados estáticos e aleatórios, mas também o comportamento da pessoa, e melhor, em tempos de chatgpt, porque não dizer que esse modelo poderia se autoalimentar, aprendendo com suas experiencias e se adaptando a isso?
Você deixar programado na sua carteira que se ela não for acessada em um determinado prazo, pessoas que estejam geograficamente perto de você no último dia que acessou e que sejam pre-autorizadas podem ter acesso total a sua carteira, ou que seus filhos tenham uma carteira onde recebem a mesada, e que valores pequenos possam ser pagos por eles assinando individualmente e se forem maiores você tem que assinar junto, são casos de uso que consigo imaginar.
Mas, como já disse aqui algumas vezes, os casos de uso mais fantásticos virao de casos que já estão sendo pensados e que eu nem consigo imaginar, mas quando for apresentado vou entender e dizer: Caramba! Que espetacular!
Não preciso ir muito fundo nas vantagens de se fazer custodia própria do ponto de vista de controle e privacidade, e com Account abstraction, uma das grandes dificuldades para se fazer isso (a gestão de chaves privadas) começa a ficar para trás.
Assim que conseguirmos pagar com cripto, e aqui entenda-se principalmente stablecoins, tão fácil quanto usar um PIX, cartão de crédito cadastrado no Applepay, paypal e outros, o que mais impedira que essa tecnologia seja a principal infraestrutura de pagamentos do mundo?
Assim que conseguirmos ter ativos em custódia própria com a mesma facilidade e segurança que as alternativas atuais que se baseiam em terceiros de confiança o que impedirá que isso se torne o padrão do mundo?
Esses dois casos citados acima compreendem dois mercados gigantes, o de pagamentos e o de custódia de ativos. E com Account Abstraction, ambos podem estar muito próximos de terem um concorrente de peso batendo na porta dos atuais provedores desses serviços com uma solução descentralizada e com uma experiencia para o usuário melhor.
O pano de fundo aqui, principalmente no caso da custódia, é a confiança. Essa pode ser em um terceiro de confiança ou em um smart contract (código). Hoje o primeiro ganha de lavada por conta das facilidades de acesso que esse oferece, mas com Account Abstraction essa vantagem parece estar com os dias contados.
Se os serviços dos dois tivessem funcionalidades e facilidades de acesso iguais, em qual você confiaria mais? No código ou em um terceiro de confiança? Eu já tenho minha resposta, mas queria ouvir a de vocês.
Onde continuamos:
LinkedIn: @Fintrender
Instagram: @Fintrender
Twitter: @Fintrender
Facebook: @Fintrender
Para entender mais sobre o assunto:
What Is ERC-4337, or Account Abstraction for Ethereum? | Binance Academy
What Is Account Abstraction? EIP-4337 Explained (jarrodwatts.com)
Account abstraction | ethereum.org
What is Account Abstraction and Why is Everyone Talking About It? | HackerNoon
🎇Colecionável Fintrender 🎇
🔉 NFT exclusivo com arte associada a esse texto
🤲 “mintagem" grátis e liberada a partir das 14:00 (BR) de 14-abr-2023
🧾 Edição limitada (20 unidades)
Corre lá: Gotas.social 🗝️Codigo: ACCABS