Quem me acompanha sabe que pouco acabo escrevendo sobre preço mas essa semana, seja por conta de ter tido muita discussão nesse sentido, seja por conta de uma amigo me sugerindo para escrever sobre as visões e impactos no mercado das eleições americanas lá vou eu. Vem junto!
Bem, para quem de alguma forma esta envolvido em crypto há muito tempo é notável o impacto que o mercado tradicional está cada vez mais tendo. Lembro-me que quando já operava crypto nos idos de 2016/2017 (😯 Quase 10 anos já!), isso era realmente um mundo paralelo. Correlação zero com qualquer coisa. Ficava semanas sem nem saber que índice de inflação, decisão sobre juros, guerras, ou qualquer coisa estava acontecendo. Era realmente como se estivesse em um mundo paralelo. o que tornava até complicado quando me encontrava com os amigos do mercado financeiro tradicional há época, pois não tinha ideia do que estava acontecendo no Brasil e no mundo. ☺️
Bem, não preciso ir longe para dizer que nos últimos anos isso mudou muito. Crypto esta meio que se encaixando como um segmento de investimento com uma volatilidade muito maior que o mercado financeiro tradicional, mas com direção não muito diferente dos segmentos tidos como mais arriscados desse mercado, tal qual as ações de tecnologia. As correlações ainda variam muito mas já se consegue ver isso quando esticamos os prazos de análise.
E aqui vale a ressalva: para efeitos desse artigo vou usar Crypto como sinônimo de bitcoin. Apesar disso ir ate contra o que acredito, ou seja, que crypto não é exatamente uma categoria de investimento, mas uma tecnologia que é linear para todos os segmentos e empresas da economia, para efeitos didáticos e do que a imensa maioria das pessoas tem em mente, essa se faz necessária aqui.
Bem, o impacto de fatores que afetam o mercado financeiro tradicional (tradfin) também ocorrendo em crypto já vem de uns anos e não é surpresa. À medida que o bitcoin vai se embrenhando em tradfin, seja pelos inúmeros ETFs, fundos, posições de bancos, carteiras de investimentos de private, o perfil do investidor muda. De pessoas que estão lá pela tecnologia e que viram isso como sendo espetacular, os famosos early-adopters, para o publico em geral. Isso se vê em coisas como: o impacto recente em cripto da crise japonesa, manchetes relacionando a queda do preço de bitcoin com a necessidade de investidores que tinham posição de carry trade em iene precisarem fazer liquidez rápida para cobrir as margens e prejuízos por lá, bitcoin caindo na espera da decisão dos juros americanos, forecast pior da Nvidia afetando o bitcoin, só para citar algumas das manchetes que vi recentemente.
💧✨ Exclusividade FinTrender ✨💧
Garanta sua Gota Exclusiva FinTrender, agora totalmente GRATUITA! Ela representa sua conexão especial com o universo FinTrender.
➡️ Acesse Gotas.social e use o código BTCUSA para resgatar sua Gota.
🚀 Novidade — Troque suas gotas por 30 minutos comigo! Uma reunião online exclusiva para discutir sua startup, otimizar investimentos e explorar novos mercados. Aproveite essa oportunidade única de insights valiosos. Exclusivo em Web3, powered by Gotas! 💧
E aí entra um outro fator que afeta tradfin que é a política. E eleições americanas sempre são olhadas com lupa nesse sentido. E o campo de batalha entre Trump e Kamala virou também um campo de batalha sobre quem apoia ou rejeita o bitcoin. Trump foi um dos palestrantes em um mega evento de crypto nos USA recentemente, angariou Elon Musk, que é sabidamente um grande apoiador do tema, entrelinhas dizem que ele vai colocar bitcoins nas reservas americanas e por ai vai... Do outro lado as noticias são menos enfáticas, e porque não dizer otimistas para crypto. O governo Biden não tem sido muito adepto de Blockchain e crypto, e que com Kamala isso não será diferente está no background dessa discussão. Apoiadores de Kamala como Deese, que foi do concelho econômico de Biden, e Ramamurti, que atualmente está nesse conselho, tem se posicionado claramente sobre os riscos dos ativos digitais e sempre empurrando a discussão com a barriga, para dizer o mínimo. O fato do programa político da Kamala citar nada sobre bitcoin ou crypto, também não a ajuda nesse sentido.
Bem, minha visão aqui é bem pragmática. Trump é muito mais “marketeiro” do que a Kamala e está se aproveitando de todo esse auê para capitalizar mais votos. Kamala, do outro lado, tem uma posição muito mais comedida nesse sentido. Os estilos dos dois aqui já demonstram isso. Trump é muito mais risk taker do que a Kamala e isso se expressa claramente aqui. Tomará ele mais risco do que ela quando eleito? Será que entrega tudo o que está falando? Como brasileiro diria que estou vacinado com promessas de campanha e acho que temos que tomar essas declarações de ambos os lados com uma pitada de bom-senso.
O mercado crypto hoje entende que para o setor, Trump pode ser um catalizador importante de adoção e isso se reflete nos preços. Kamala por enquanto se mantem calada sobre essa discussão e o que temos são especulações baseadas no seu partido e apoiadores.
Agora saindo da arvore para olhar a floresta, que espetáculo o bitcoin virar tema de discussão nas eleições presidenciais da maior economia do mundo! 🤩 Sinal de que sua adoção está cada vez maior e ele em algum dia poderá sim ser um ativo ao qual todos poderão ter acesso.
Olhando aqui para terras brasileiras, tivemos esses dias um relatório importante que demonstrou esse aumento enorme de adoção. O relatório anual sobre o perfil do investidor brasileiro da B3 trouxe já um novo perfil de investidor para o jogo, o do que só investe em crypto. Acredita? Eles já conseguem dentro das suas pesquisas com investidores segregar esse perfil.
Fonte: report B3
Um outro ponto que não posso deixar passar nessa discussão sobre impacto político no bitcoin é o fato de que ainda me sinto estranho discutindo eleições junto com o bitcoin. Ele, que lá no começo, tinha a ideia de ser um ativo totalmente alheio a isso, libertário, acessível a todos agora tendo seu preço e discussões centradas em uma eleição. Estranho, ne? Não que ele tenha perdido essas características, mas que é estranho é.
Bem, vou parar por aqui. Continuamos nos comentários com uma discussão com vocês sobre isso. O que acha? Você, que está no mercado crypto, votaria no Trump por conta do seu apoio? Tem confiança de que ele entrega isso? E Kamala, será mesmo um freio para o bitcoin ou a onda de crescimento já é maior do que isso?
Abcs,
Gustavo Cunha
—
Links que foram base para esse artigo:
➡️ Kamala Harris has been mum on crypto (axios.com)
➡️ The clash between Donald Trump and Kamala Harris moves the price of Bitcoin (cryptonomist.ch)
➡️ Crypto stocks fall as bets on Harris win rise after debate, Swift support | Reuters
➡️ Trump cites China competition in vowing to create bitcoin 'stockpile' | Reuters
Seguimos em contato nos links abaixo:
FinTrender.com, YouTube, LinkedIn, Instagram, Twitter, Facebook e podcast FinTrender