7 Comments

A grande polêmica não foi sobre o que os bancos já fazem, mas sobre a necessidade do cidadão reportar pra Receita. Sobre a reflexão do dia, quem disse que são juros reais? Além de não ser ainda é numa moeda fraca.

Expand full comment

Bom dia Marcos. alguns pontos importantes aqui.. No caso do PIX nunca houve nada sobre o cidadao reportar diretamente. O report é feito pelos bancos e seria estendido tb para as instituicoes de pagamento. Em relacao aos juros reais, imagino que o ponto seja sobre o IPCA nao representar sua inflacao. E nao deve representar mesmo, mas eh uma das melhores fontes para isso na nossa moeda (Real), assim como o CPI americando é a melhor forma de representar a inflacao americana, mas tb nao representa a inflacao de nenhuma pessoa especificamente.

Expand full comment

Bom dia Gustavo! Obrigado pela resposta. Vc não acha que dizer que está fiscalizando suas movimentações via PIX é a mesma coisa que obrigar o cidadão a reportar? Como no exemplo que alguém da RFB deu, sobre o filho receber um PIX dos pais e que ele poderá ser intimado, mas é tranquilo. Pra mim é a mesma coisa que dizer que o radar não te obriga a andar mais devagar (já que ele não diminui a velocidade do carro), vc desacelera se quiser. Sobre os juros reais, é isso mesmo. Entendi seu ponto, minha consideração foi pq acho ilusório fazer esse projeção. Duvido que se alguém aplicar o valor de um bem (carro, casa etc.) hoje, irá comprar 2 daqui 10 anos.

Expand full comment

e sobre o ponto da inflacao e dos titulos. Essa conta eh facil de fazer e comprovar. Ate por isso o Brasil tem a alcunha de pais dos poupadores, pois esses cada vez mais tem participacao na economia pois com esses juros crescem muito em termos reais. Para te dar um exemplo mais concreto, recentemente fiz a conta para o apto que minha mae comprou em SP em 1999, comparando com deixar o $ no cdi de la ate aqui. O apt subiu em reais 7x o valor pago. Se tivesse deixado no cdi teria hoje 20x... Obvio que para fazer a cta certa deveria considerar os custos (iptu, condominio, etc) e receitas (aluguel) do apto no perido, mas pela diferenca ja da pra ter uma sensibilidade... Juros altos e compostos no longo prazo sao avassaladores!

Expand full comment

Ola Marcos. Sobre a questao do PIX adorei o seu exemplo do radar pois ele coloca o ponto principal que acho dessa discussao. Uma coisa eh monitorar (colocar radar e punir os infratores), outra eh tirar a liberdade (nao deixar mais voce usar carro, por ex). Tem uma linha tenue aqui entre as duas, certamente. Sou da opniao de que para vivermos em sociedade temos que ter regras e cada sociedade (cj de individuos) decide quais essas regras e quais as punicao. Nao acho viavel termos todos total liberdade individual pois isso vai de encontro a vivermos em sociedade, mas essa eh so minha opiniao e sei de gente (inclusive bem embasada) que discorda, e adoro discutir isso. Inclusive ja ate escrevi um texto sobre isso recentemente que esta aqui no site...

Expand full comment

Concordo com você sobre a liberdade individual com regras. Vou procurar qual é o embasamento de quem acredita na liberdade total. Talvez o exemplo do imóvel seja ruim, eu mesmo sempre digo que pra quem tem o dinheiro pra comprar a vista, financeiramente, não vale a pena (geralmente não me dão razão e falam da valorização do imóvel ao longo dos anos). De qualquer forma, se eu aplicar o valor de um imóvel hoje vc acredita que em 10 anos poderei comprar 2?

Expand full comment

nesse caso que citei foi o que aconteceu mas no prazo de 25 anos.... Conseguia comprar 02 apartamentos, ja considerando que pagou 15% de imposto sobre os rendimentos desses 25 anos (o que eh ate conservador pois poderia ter investido em LCAs e LCIs e o net - rentabilidade-impostos - ser superior a 85% do retorno bruto).

Expand full comment