6 Comments
Aug 19Liked by Gustavo Cunha

Bacana o artigo Gustavo! Nao paro de pensar no Amazon One, que a Amazon parece engatinhar em avançar em redes como a Panera Bread - onde estão há no mínimo 2 anos testando.

Payment Method & Loyalty Program com a palma da sua mão. Voce visualiza, nos materiais de PDV (Ponto de Venda) & LSM (Local Store Marketing) da loja e proximidades, os benefícios pra quem estiver cadastrado no programa de fidelidade da marca/rede, e na hora de "passar no caixa" faz o pagamento com a palma da mao tendo a seguranca que pagou menos por ser cliente fiel, ganhou pontos multiplicados XYZ por ser categoria Premium, etc.

But I mean, estao fazendo as coisas num ritmo de transatlantico, vagaroso... nao dá pra aceitar... ;-)

Expand full comment
author

Valeu Aguirre. Nao me lembrava dessa iniciativa da Amazon. Inovar com a velocidade necessaria nesses gigantes nao eh facil, mas tb qdo o fazem afetam todos e rapido. A payface fez uma coisa parecida com uma rede de supermercados no sul do Brasil. Bem similar. O link no final do texto explica um pouco sobre isso. Abcs

Expand full comment
Aug 20Liked by Gustavo Cunha

Valeu Gustavo vou dar uma olhada mais a fundo na Payface sim.

Ainda na Amazon, eles também avançam na frente da Just Walkout Technology, que você já deve ter ouvido falar, e que virou um spin-off da Amazon de tão promissora que é o negócio. É um tema que eu adoro conversar sobre, esse de "frictionless everything", uma vez que eu penava muito com isso para atender milhares de clientes nas marcas internacionais que trabalhei.

Chegamos a incubar dentro da nossa empresa a Onyo, que começou seu business sendo uma solução de pagamento antecipadao para Praças de Alimentação de muito fluxo (ex.: Shopping Vila Olímpia), facilitando a experiência e fazendo o cliente ir ao balcão apenas para retirar o pedido. Essa mesma Onyo depois viria a ser comprada pelo Grupo Alelo, da Elo Participações, e foi transformada no que hoje é uma empresa chamada Pede Pronto. Longas histórias aqui.... ;-)

Expand full comment
author

Que show! A da Amazon eu ja conhecia sim. mas essa a Onyo nao... bem legal. Esse tema eh mesmo fascinante e muita coisa para aprendermos ... Parabens e valeu por diviidir aqui. Abcs

Expand full comment

Ótimo tema. Infelizmente, falando de Brasil, ainda esbarramos na questão de segurança que precisa ser incorporado em todas a inovações. Isso me deixa chateado. Pois isso faz com que a adesão a inovacao seja mais lenta. Pois sempre ficamos com o pé atrás. Basta ver o Uber. Tem tanta "picaretagens" que surgiram aqui, que eu fico imaginando o time da Uber sem acreditar.

Enfim, sou um entusiasta e quero ver muita coisa nova acontecendo.

Expand full comment
author
Aug 19·edited Aug 19Author

Obrigado Alexandre. A criatividade do brasileiro é realmente ímpar... mas isso vale para os dois lados. Nessa corrida de gato/rato que menciona, e que é a realidade de tudo que é sistema de cybersegurança, o importante é ter mecanismos flexiveis para que possamos minimizar o contágio/propagacao, já que nada é infalivel ou impenetravel quando se trata de sistemas. E acho que temos em geral feito um bom trabalho nesse sentido. Dito isso, to contigo nessa preocupacao, que tem que ser constante.

Expand full comment