Pois é. Vai me dizer que você nunca se fez essa pergunta? E a resposta para ela, que por vezes é fácil, em alguns momentos da nossa vida se torna difícil e martela nossa cabeça como nenhuma outra.
Há momentos na nossa vida em que não há realmente tempo para questionarmos isso. A rotina de uma cidade grande, como São Paulo, os filhos pequenos, a agenda social e de trabalho, tudo corrobora para que estejamos sempre correndo atrás do rabo, indo de uma meta/objetivo para outro, sem parar um segundo para nos questionar do porquê. É seguir o trilho que está traçado e encontrar felicidade e satisfação naquilo. Por vezes, o fardo se torna grande demais para alguns e vi, não poucas pessoas, travarem esse processo automático de maneira brusca, indo buscar uma vida mais diferente e por vezes mais alinhada com os conceitos e valores que ela tinha.
A rotina certamente é um grande fator para não pararmos para questionar o que estamos fazendo e o porquê estamos fazendo. Algumas pessoas se adaptam melhor a processos contínuos, outras gostam mais de ambiente caóticos, mas, mesmo no caos há uma certa rotina a ser seguida. Fatores físicos tem um papel importante aqui, afinal, temos que dormir e comer com uma certa constância.
Uma rotina bem definida e deveras atarefada é talvez a forma mais fácil de saber por que levantamos toda a manhã. A resposta é direta e rápida. Para levar os filhos na escola, para ir trabalhar, para ir para a ginastica, entre inúmeras outras. Tudo resposta rápida e automática. Mas certas? Eu diria que isso compreende o que fazemos toda manhã, mas não o porquê fazemos. E o porquê é a pergunta a ser respondida.
Acordamos porque temos que trabalhar? Por quê?
Acordamos porque temos que levar os filhos na escola? Por quê?
Acordamos porque temos que ir para a ginastica? Por quê?
Poderia seguir aqui com uma lista de “porquês” a cada resposta que viesse e dificilmente conseguiria tirar uma pessoa focada e 100% na rotina a parar para pensar no que ele (a) está fazendo. A rotina deixa tudo automático e as respostas diretas via utilização do sistema 1, brilhantemente descrito pelo Daniel Kahneman no livro pensando rápido e devagar, vem como verdade absoluta.
Talvez o segredo esteja mesmo em não nos questionarmos e seguirmos. Para muitos, essa é a trajetória, consciente ou inconsciente, a ser seguida. Viver na mesma cidade, próximo aos seus parentes e amigos de longa data, é talvez a forma como sua vida se desenrolará e serão felizes com isso. Mas é o que queremos?
A ideia de que temos que progredir e sempre melhorar traz uma questão de ambição que nos incita a buscar mais, quebrar padrões que nos são transmitidos de geração a geração. E entram em campo aqui também questões de mudanças necessárias e não exatamente pretendidas, programadas, como a enorme migração de pessoas por conta de perseguição ou guerras.
Estou nesse momento terminando de ler o livro sobre a história do Edmond Safra (criador do banco Safra, no Brasil, do Republic, nos USA entre inúmeros outros), e a história conta que, seu pai Jacob, o enviou com 15 anos, na década de 1950, de Beirut para Milão para ele abrir e tocar um banco por lá. Com 15 anos! E nos anos 50! Quantos de nós, pais, faríamos isso hoje, em 2023? Mas, o ponto que eu queria fazer aqui não era esse, é que anos depois a família toda teve que sair de Beirut por conta da deterioração do ambiente para judeus lá. E, por sorte, ou estratégia, a família já estava espalhada por Milão, Genebra e Rio de Janeiro.
Essa migração de certa forma forçada por muito das vezes é mais fácil de ser feita do que a consciente e decidida. Tomarmos decisão de mudança traz a responsabilidade para nós o que a torna mais difícil de ser tomada. É muito, mas muito mais fácil, quando a decisão é de outro. Fui mandado embora do emprego, tive que mudar porque meu visto de estadia venceu, o lugar onde estou não pode ser mais alugado, e por aí vai são decisões tomadas por terceiros e que afetam nossas vidas.
Mas porque fui para o caminho de mudança e tomada de decisão quando o que quero discutir é motivação? Porque em muitos momentos adiamos decisões que aparentemente estão fora do nosso controle, mas que no fundo sabemos que a decisão é nossa. Nós somos os únicos a poder definir o que faremos com as décadas, anos, dias, horas que temos pela frente. Portanto, temos o controle.
E quando nos perguntamos por que levantamos da cama todos os dias, a resposta sempre será: porque queremos e vamos ter mais um dia que usaremos para sermos felizes, realizados, participar da sociedade onde vivemos etc.
Mais fácil de falar do que fazer, com certeza, mas assim como qualquer planta não crescera se não cuidarmos dela no dia a dia, assim somos. Um dia após o outro. Haverá dias em que levantaremos sem nos questionar, e haverá dias em que questionaremos e levantaremos porque tudo é transitório nessa vida e o que nos mantem motivados hoje pode não ser o que nos fara levantar da cama amanhã, mas no dia seguinte encontraremos o motivo.
O mais importante é termos a consciência de que estamos no controle e buscarmos algo melhor, nos desafiarmos.
Seguir adiante, conviver com pessoas mais inteligentes e melhores do que nos, se expor ou, em outras palavras, se desafiar e as vezes dar aquele passo controlado no escuro é o que temos que fazer em momentos em que a motivação não está 100%.
Já falou com alguém que não fala há muito tempo hoje? Foi para aquele lugar que já não ia há tempos? Se inscreveu em um webinar sobre um tema totalmente fora do seu dia a dia? Expos sua opinião em uma LIVE ou grupo de WhatsApp onde nunca tinha participado? Esses e muitos outros são exemplos que te tirarão da zona de conforto e serão atitudes extremamente importantes para momentos em que a motivação não estiver alta e muitos questionamentos passarem por sua cabeça.
E, voltando à pergunta inicial, o que nos tira da cama todos os dias, não tenho dúvidas que dois fatores afetam isso, nossa consciência de que temos o controle e nossa motivação a sermos felizes/melhores. São esses os fatores a serem trabalhados e que trarão a resposta, que nem sempre estará clara, mas sempre estará lá, na sua frente, nessa e em qualquer outra manhã.
Quanto transmitimos isso para nossa vida de profissional e empreendedor, o campo muda, mas a estratégia não. Ter um rumo/meta de longo prazo a ser seguido claro e transparente é talvez a melhor forma de se manter motivado quando empreendemos. Mas mesmo isso não é uma bala de prata, já que as distrações são enormes e as vezes modelos similares, mas muito mais empolgantes aparecem. Seguir em frente? Pivotar? São questões que aparecem e aqui sempre gosto de ver o copo meio vazio. O que acontece se seguir no rumo? Quais os riscos? Tomar a decisão de menor risco talvez seja a melhor dica nesses momentos. Fugir do Hype e se ater aos fundamentos e o core o que está fazendo, da dor que está tratando.
Tudo isso mais fácil de falar do que fazer, mas quem disse que a vida é fácil? Para quem tem ambição e quer fazer a diferença certamente não é. Frustrações e dúvidas serão uma constante.
Sou da filosofia de que decisão tomada é decisão tomada, e antes a frustração de uma decisão que se mostrou errada (que traz um aprendizado enorme) do que a dúvida do que poderia ter sido caso a decisão tivesse sido tomada. Errada ou certa a decisão tomada foi feita com base nas informações e aprendizados de determinado momento e foi a entendida como sendo a que tem a maior probabilidade de ser a certa no momento da decisão.
Por fim, o que nos motiva a levantar da cama todos os dias variará entre nós e em períodos da nossa vida, e a constante que conseguirmos controlar nesse processo se refere ao controle do processo. Esse controle é nosso e cabe a nós entendê-lo e direcioná-lo para que a resposta a essa pergunta seja sempre feita com uma cara feliz. 🥳
Onde continuamos em contato além daqui:
LinkedIn: @Fintrender
Instagram: @Fintrender
Twitter: @Fintrender
Facebook: @Fintrender
Site: @Fintrender
Youtube: FinTrender - YouTube
Podcast: Fintechs e novos investimentos
🎇Colecionável Fintrender 🎇
🔉 NFT exclusivo com arte associada a esse texto
🤲 “mintagem" limitada, grátis e liberada no momento da publicacao
Site: Gotas.social 🗝️Codigo: FINTRENDERMOTIVACAO