WEB3, a “nova” fase da internet tem dois grandes pilares, propriedade e comunidade. Muito se fala sobre a questão da propriedade e menos sobre comunidades, mas será que é isso mesmo? Não seriam as duas tão importantes quanto?
Bem, antes de entrar nesses pontos sobre a WEB3, que é considerada por muitos a próxima fase da internet, vale começar do começo.
A primeira fase foi uma fase de conexão e acesso (WEB1). Nessa fase conseguimos, através da internet, obter informações mais rápidas sobre tudo o que acontecia no mundo. Pela primeira vez conseguimos ver o mundo efetivamente alinhado. Liamos posts dos principais meios de comunicação no mesmo tempo que a pessoa que morava ao lado do jornal que o publicava.
Na sequência (WEB2) conseguimos nós mesmos produzir conteúdo através de plataformas centralizadas, youtube e o próprio substack que utilizo para publicar esse texto e meu site são exemplos disso. Avançamos muito em termos de ter mais voz e acesso a outras pessoas, mas ao mesmo tempo deixamos de ter propriedade total sobre o que estamos fazendo. Por exemplo, na fase da WEB1, o site que tínhamos era nosso e tínhamos total controle sobre ele, na WEB2 temos os grandes intermediários que nos ajudam e muito em muitas coisas, mas que detém o controle sobre muito do que produzimos. Além dos exemplos que coloquei acima, tem também todas as mídias sociais e meios de comunicação (WhatsApp, Meta, Instagram, TikTok, etc.).
Web3 vem com a promessa de termos novamente o controle (propriedade) de tudo o que fazemos. A mudança aqui é introduzida pelas redes públicas de Blockchain que tornam a questão de troca de valores, ou dinheiro se assim preferir, inerente à internet. Em WEB2 tudo o que é transação financeira tem que circular por fora da rede. Cartões de crédito, PayPal, revolut, bancos digitais, esses e inúmeros outras formas são utilizadas para conseguirmos transferir valores dentro dessa internet WEB2. Inúmeros modelos de negócio e soluções foram criados, mas sempre dependente de um terceiro de confiança externo para podermos liquidar nossas compras, receber pelos itens vendidos online ou mandar dinheiro para alguém em outra cidade.
Em WEB3 isso pode ser feito diretamente, peer to peer, pessoa a pessoa, sem nenhuma necessidade de se utilizar um terceiro de confiança. E isso não se limita somente a compra/vendas, vale para investimentos e muito mais. Custódia própria de ativos é uma possibilidade de WEB3 abre para todos. Quem já comprou bitcoin e o custodiou em sua carteira que o diga. Aqui vale o disclaimer de que isso traz para o usuário uma responsabilidade enorme em termos de gestão das senhas (chaves privadas) de acesso a esse “dinheiro”, mas que cada vez mais isso fica mais fácil e Account Abstraction parece ser a chave para facilitar muito isso.
Bem, mas WEB3 vai além de propriedade. Ela tem um outro alicerce tão ou mais importante que é o de comunidade. Por ter uma estrutura descentralizada e sem barreiras para você entrar ou sair, a comunidade vira o centro de toda a interação. Estar em um grupo de pessoas que gostam do mesmo que você gosta é uma sensação de prazer que todos nós queremos ter. No mundo offline, isso se traduz nos times de futebol que torcemos, grupos de corrida, amigos da academia ou aula de yoga, e por aí vai. No online, já temos essa mesma sensação nos grupos de WhatsApp, telegram, discord e similares. E gostamos disso. Ousaria até dizer que essa buscar por estarmos juntos é um dos fatores que nos torna humanos.
Em WEB3 isso se expressa de forma muito clara. Praticamente todas as grandes iniciativas, apesar de terem um grupo de desenvolvedores, é na comunidade que ela se baseia. O exemplo mais claro vem do próprio bitcoin. Quanto você acha que valeria o bitcoin se ele não tivesse a comunidade forte e apaixonada que ele tem? Muito provavelmente muito menos do que vale hoje, se é que valeria alguma coisa. Ethereum não é diferente. Sem a comunidade forte que tem, e sua discussão, qual a chance de terem feito com sucesso a migração de Proof of work para Proof of stake? Por que alguém depositaria ~usd 60.000 (Eth 32,00) para ajudar a garantir a segurança dessa rede se não fosse por acreditar que muitos a usarão para frente?
Em um mundo distribuído, sem barreiras de entrada ou saída é a comunidade e a vontade de estarmos juntos que nos fará estar lá, discutir, nos divertir e ajudar a construir algo. As grandes marcas de WEB2 já perceberam isso e tem atuado de forma muito direta nesse sentido.
Construção e manutenção de comunidade é um tema que cada vez mais ouviremos falar e que em WEB3 eu diria que é tão importante quanto a questão da propriedade. Os dois em muitos aspectos andam juntos. O valor vem pelo fato de a comunidade ser forte, e a comunidade muitas vezes é forte por conta de ter valor, isso ocorrendo em um ciclo de inúmeras interações que vão se reinforçando. O surgimento do Bored Apes talvez seja um dos grandes exemplos disso.
Tendo experimentado nas últimas semanas uma interação muito grande, online e presencial, com várias pessoas que me leem, assistem e veem o que produzo, e recebido valiosos feedbacks sobre o que tenho feito, esse poder da comunidade só tem sido reforçado. Um bom exemplo é o dos colecionáveis exclusivos (nfts do gotas.social) que tenho feito e que tem ajudado muito a criar essa sensação de pertencimento que todos queremos. Confesso que essa iniciativa foi uma grata surpresa e sua aceitação um fator muito forte para que esse conceito de comunidade ficasse ainda mais claro.
Esse rumo a WEB3 não é questão de “se”, mas de quando, e a principal dúvida que tenho tem a ver exatamente com essa transição. Como passaremos de estruturas centralizadas de comunidade e propriedade para estruturas distribuídas e de livre acesso? Como será regulado isso? Quais comunidades de hoje farão essa transição? Qual o papel das grandes marcas atuais (meta, google, Instagram, adidas, Nike, Coca-Cola, etc.) em WEB3? Quão seguro tudo tem que ser para que todos estejamos confortáveis em custodiar tudo em carteiras nossas? Qual o UX (user experience) necessário para isso?
E você, quais dúvidas e certezas você tem em relação a isso? comente abaixo e vamos construindo juntos esse caminho rumo a WEB3
Seguimos em contato nos links abaixo
Newsletter: @Fintrender
LinkedIn: @Fintrender
Instagram: @Fintrender
Twitter: @Fintrender
Facebook: @Fintrender
Podcast: Fintechs e novos investimentos
🎇Colecionável Fintrender 🎇
🔉 NFT exclusivo com arte associada a esse texto
🤲 “mintagem" grátis e liberada a partir das 17:00 (BR) de 26-abr-2023
🧾 Edição limitada (20 unidades)
Site: Gotas.social 🗝️Codigo: FINTRENDERWEB3