👁️ Worldcoin - Identidade global única
Pode essa iniciativa criar o padrão mundial de identidade digital e junto fazer distribuição de renda?
Recentemente uma iniciativa, que estava meio dormente no mundo cripto, lançou seu token e imediatamente ganhou notoriedade e trouxe à tona inúmeras discussões. Estou falando da Worldcoin e do seu token (WLD). Uma iniciativa que associa uma forma única de identificação pessoal no mundo digital e o conceito de renda básica universal, ou UBI na sigla derivada do inglês.
A Worldcoin, através de um acessório que ela desenvolveu, o ORB, consegue mapear sua Iris e com isso ela cria uma identidade única (World ID) associada a uma rede de blockchain, mais precisamente a layer 2 da rede Ethereum Optmism. Na prática, você baixa o aplicativo da Worldcoin no seu celular, vai a um local onde haja um ORB, escaneia o seu olho e ao mesmo tempo um QR-code gerado pela aplicação do seu celular e, dando tudo certo, você valida sua carteira no aplicativo como sendo única ou, nas palavras deles, cria seu WorldID.
Em termos de identificação e individualização, tudo o que tenho lido é que o reconhecimento via íris é uma das formas mais seguras de se atestar a individualidade de uma pessoa. Muito mais do que a sua digital (que já se sabe que você vai perdendo com o passar do tempo) ou o reconhecimento facial. No caso do ORB ele checa duas coisas nesse processo, se a pessoa está viva e se não há nenhuma Iris já cadastrada, e com base na resposta ele consegue dizer que temos uma pessoa viva e única no sistema e, portanto, cria o WorldID dessa pessoa.
A partir do momento que você tem o seu WorldID criado você fica elegível a receber WLD, o token da Worldcoin. Por ter se cadastrado, hoje você recebe 25 WLD, e fica elegível a requerer algo como 10 WLD por semana. O número máximo de WLDs emitidos será de 10 bilhões. É esperado que essa distribuição inicial seja feita por tempo determinado e que a distribuição semanal siga uma trajetória decrescente à medida que mais pessoas se cadastrem, já que o número de tokens é finito.
Considerando o preço do token de quando escrevo (USD 2,03), estaríamos falando de aproximadamente USD 51,00 de incentivo inicial para você se cadastrar e validar a sua íris. Um valor considerável quando batemos isso com renda de uma parcela importante da população mundial. Isso sem contar os aproximadamente USD 20,00/semana de ganhos futuros.
Não preciso dizer que esse token, que a princípio vale zero, pois só tem o que chamamos de IOU (sigla em inglês que significa eu te devo - I owe you – algo como “la garantia soy yo”), a partir do momento em que haja milhões de pessoas cadastradas e com funcionalidades para suas identidades únicas digitais começa a ter um valor imenso.
Mas, em termos de preço, acredito que teremos uma grande pressão de venda no curto prazo, pois a imensa maioria das pessoas estarão mais em busca de uma renda extra de curto prazo do que de apostar no futuro da iniciativa. A boa e velha discussão de curto versus longo prazo.
Bem voltando ao modelo da Worldcoin, a ideia é que a partir do momento que você esteja identificado e validado na plataforma você adquire o direito de receber os tokens de forma recorrente. Isso se assemelha imensamente a um modelo de renda básica universal (UBI, como a sigla em inglês). E Worldcoin tem no seu cerne essa ideia.
Muito do que falam tem a ver com a mudança do mercado de trabalho devido ao movimento de inteligência artificial que estamos vendo e de que isso deixara muitas pessoas sem emprego. Ah, um fator importante nisso é dizer que o fundador da Worldcoin é, nada mais nada menos, do que a pessoa à frente da OpenAI, criador do ChatGPT. Sam Altman é o seu nome. Estaria ele criando isso para endereçar o problema que ele mesmo criou com o ChatGPT? Pergunta muito bem colocada pela Molly White em seu artigo (link no final do texto).
Essa discussão sobre renda básica universal é uma discussão enorme e que me parece que já é consenso, nas duas esferas, política e académica, que em algum nível é importante de ser feita. O nosso bolsa família não deixa de ser uma forma de renda básica universal.
Um outro aspecto da Worldcoin é o de uma identificação digital única, global e não atrelada a governo ou grande empresa. Apesar de eu ver alguns casos de uso interessantes nesse sentido, como o fato te eu provar digitalmente de que sou eu sem a necessidade de um terceiro, fico sempre em dúvida qual a real necessidade disso. Será que somente com empresas e governos aderindo à Worldcoin é que teremos sua validação? Terá ela eco nas comunidades mais libertárias mundiais?
Vale colocar aqui que essa necessidade de identificação digital é um tema que cada vez mais vai ser coberto plataformas e estruturas que utilizem Zero Knowledge (ZK) e que uma interação constante é necessária para que, por exemplo, possamos identificar casos de venda ou roubo de identidades digitais.
Um outro aspecto tem a ver com o processo de coleta de dados da Worldcoin. Hoje são poucos os processos de validação de usuários que utilizam a leitura da Iris para isso, mas, vai saber se isso não se tornará o padrão do mundo em alguns anos e daí você já ter sua íris cadastrada em uma startup que porventura pode ter seus dados vazados pode ser um risco.
Aqui vale um esclarecimento de que a Worldcoin afirma que guarda somente o hash da sua íris e não ela em si, ou seja, dá para verificar se já tem uma no cadastro delas, mas não dá para, com base no cadastro reaver a íris da pessoa. Isso é possível por conta da criptografia assimétrica.
Por fim, a Worldcoin traz ao menos duas discussões muito importantes para o momento atual à tona: a de identidade digital global e a de Renda Básica Universal (UBI). Será ela capaz de endereçar esses dois pontos? Seriam essas funções de uma iniciativa privada ou de governos? Vão as grandes empresas de tecnologia também se mover nesse sentido?
E no campo mais individual, vamos nos cadastrar? Você vê vantagens nisso? São os ~ USD 51,00 iniciais suficientes para te motivar a testar? Vê algum outro risco que eu não tenha comentado?
+ Fintrender:
LinkedIn: @Fintrender
Instagram: @Fintrender
Twitter: @Fintrender
Facebook: @Fintrenders
Site: @Fintrender
Youtube: FinTrender - YouTube
Podcast: Fintechs e novos investimentos
Bases para a execução desse texto:
➡️What do I think about biometric proof of personhood? (vitalik.ca)
➡️Worldcoin: a solution in search of its problem (mollywhite.net)
➡️Worldcoin says will allow companies, governments to use its ID system | Reuters
➡️Worldcoin price today, WLD to USD live price, marketcap and chart | CoinMarketCap
➡️Tokenomics • Worldcoin Whitepaper
➡️Worldcoin Can Be More ‘Widely Distributed’ Than Bitcoin, CoinFund Executives Say - Unchained Crypto
➡️Worldcoin, From ChatGPT Creator, to Unveil WLD -- What You Need to Know, And How to Get it | CCN.com
➡️Kenya suspends Worldcoin project over data safety concerns (nbcnews.com)
*texto publicado originalmente na minha coluna da infomoney em 08.ago.2023