2 Comentários
Avatar de User
Avatar de Pedro Frazão

Bons pontos, só que nos ultimos anos temos assistido a democracias ocidentais com "toques" de governos autocráticos, na liberdade de circulação por pandemia, no congelamento de contas se protestas contra o status quo, o debanking se desenvolves na indústria cripto. Tudo isto aconteceu e ja foi possivel nas condições atuais, é obvio ja nao grande privacidade e maior das pessoas estasse a borrifar prefere a comodidade. A regras bancarias AML que visam a corrupção das malas de dinheiro ja nos tiraram muita privacidade, por raio nao posso vender um carro velho e receber 3100€ em cash sem violar a lei. O dinheiro fisico cada vez é menos usado, mas ainda assim saber que o posso usar permite-me usa-lo sem que preste contas a alguem. Por que razao é bom centralizar ainda mais a ferramenta que toda precisar para transaccionar e abdicar totalmente da pouca liberdade e privacidade que ja temos. Hoje se não gosto do Novobanco vou para o BPI, ou posso trabalhar com o Montepio é uma associação mutualista, há concorrência. Os bancos centrais sao monopólios.

A questão das CBCDs vs stablecoins é idêntica, as stablecoins sao privadas e têm concorrência, as redes blockchain em que operam é um ponto muito pertinente, duvido que sejam protocolos opensource, ainda assim entre ter USDC ou USD prefiro o último que é protegido pelo maior exército do mundo. Por falar em exercito ao centralizar que detem o poder de coerção?

Tomara que o futuro seja mesmo uma Finternet descentralizada que prevaleça.

Expand full comment
Avatar de Gustavo Cunha

otimos pontos e entendo completamente o que diz e ate concordo com uma parte deles. Liberdade queremos ter e ai a grande vantagem desse mundo crypto e que temos a invencao do Bitcoin que cumpre um bom pedaco do que disse acima. Agora no que tange a moeda fiduciaria, essa vai ser digitalizada e o controle vai aumentar seja por stablecoins ou cbdc, ou como vc disse seja pelo USDC ou pelo USD (entendo aqui que quis dizer o token emitido pelo gov americano direto, certo?) ... um outro ponto que nao podemos confundir aqui eh que estamos falando de uma tecnologia (e infraestrutura) de pagamentos que eh muito melhor do que a atual e isso tb (a meu ver) a torna inevitavel e nao podemos confundir isso com visoes politicas. Essas ultimas vem e vao e se quiserem fazer o "mal" o farao independentemente da tecnologia de pagamentos existente... ;) abcs

Expand full comment