Com web3 eu acho que não vai ser diferente.... Não vejo por que pagar alguma fee para contratos imutáveis, quando vc pode só copiar e remover a fee. (Inclusive, acho que enquanto o Uniswap não realmente testar esse conceito e ligar a fee dele, não saberemos qual a capacidade de captura de valor dele)
Na minha opinião os serviços e produtos tem uma janela de oportunidade de captura de valor. Depois desse período eles se transformam em commodity, começa uma guerra de preço, até virar um quase um "public good".
Exemplo: O conceito de SMS começou com o pager, depois custava 5 centavos pelas operadoras, até sair de graça pro consumidor final.
- Transferência interbancária custava o preço do TED e DOC, até vir o PIX
- Criar um site nos anos 90 era caríssimo, vários desenvolvedores...até vir Wordpress, Wix, AI, e sair quase de graça criar uma página simples.
Enfim, alguns exemplos que me vêem na cabeça, mas são vários outros...
Boa. Em geral eu concordo... Tem um "q" do primeiro que coloca o produto a mercado, onde consegue extrair algum valor, mas logo, logo vira commodity ou public good como disse. Uma das coisas que agregaria é que o tempo entre esses dois momentos parece estar encurtando muito... e dai entra a questao de estar junto com a comunidade e ja gestacionando um novo "produto", "ativo", ou o quer que seja quando um é lançado.
Com web3 eu acho que não vai ser diferente.... Não vejo por que pagar alguma fee para contratos imutáveis, quando vc pode só copiar e remover a fee. (Inclusive, acho que enquanto o Uniswap não realmente testar esse conceito e ligar a fee dele, não saberemos qual a capacidade de captura de valor dele)
Na minha opinião os serviços e produtos tem uma janela de oportunidade de captura de valor. Depois desse período eles se transformam em commodity, começa uma guerra de preço, até virar um quase um "public good".
Exemplo: O conceito de SMS começou com o pager, depois custava 5 centavos pelas operadoras, até sair de graça pro consumidor final.
- Transferência interbancária custava o preço do TED e DOC, até vir o PIX
- Criar um site nos anos 90 era caríssimo, vários desenvolvedores...até vir Wordpress, Wix, AI, e sair quase de graça criar uma página simples.
Enfim, alguns exemplos que me vêem na cabeça, mas são vários outros...
Boa. Em geral eu concordo... Tem um "q" do primeiro que coloca o produto a mercado, onde consegue extrair algum valor, mas logo, logo vira commodity ou public good como disse. Uma das coisas que agregaria é que o tempo entre esses dois momentos parece estar encurtando muito... e dai entra a questao de estar junto com a comunidade e ja gestacionando um novo "produto", "ativo", ou o quer que seja quando um é lançado.